Nas últimas férias no Brasil me assustei bastante com o preço das coisas no mercado. Fiquei pensando se havia esquecido que as cifras eram essas ou se o meu dinheiro tinha mesmo encurtado. Mas ontem quando vi o post da @Thayana Triacca Romero a coisa fez mais sentido.
Existem várias ferramentas e sites para comparar o custo de vida dos países, e como esta é uma dúvida recorrente dos expatriados, falei com vários detalhes sobre este tema no post Quanto Custa Viver na Holanda.
Mas nada como ver a diferença do poder de compra na prática, não é?
Olha a sacada da Thayana: ela pegou o valor do salário mínimo do Brasil e da Inglaterra, onde vive, e dividiu pelo número de horas trabalhadas ao mês. No Brasil um trabalhador que recebe o salário mínimo ganha R$ 4,54 a hora, enquanto na Inglaterra £7,83. Depois disso ela viu quantas horas de trabalho eram necessárias para comprar o mesmo produto no Brasil e lá fora.
Achei boa a ideia e falei com ela para adicionar as informações da Holanda na pesquisa. Aqui o valor por hora é de € 9,32.O resultado é mesmo assustador!
Tá certo que os itens escolhidos estão pra lá de longe de uma cesta básica. Tem muita coisa supérflua. Muitos itens podem ser importados para o brasileiro. Mas todas as marcas são de multinacionais, pra que seja exata a comparação. Então são na maioria as líderes de mercado, representando várias categorias. É difícil que pelo menos um desses itens não tenha circulado pelas nossas casas nesse mês.
Para manter a comparação exatamente igual eu equalizei a quantidade de cada embalagem e recalculei os preços proporcionalmente. Se quiser dar uma olhada nos valores originais é só checar a segunda tabela ou mesmo ver o post original da @Thayana Triacca Romero onde tem inclusive vários outros produtos.
Mas vamos aos resultados
Se quiser comprar uma caixinha de Kinder Ovo pra gurizada o trabalhador brasileiro tem que trabalhar quase 3 horas, enquanto que na Holanda apenas 5 minutos.
Desodorante? 3 horas no Brasil, 17 minutos na Holanda.
Pra aquela faxina com o Mr. Músculo no Brasil tem que ficar na labuta por mais de 2 horas. Já na Holanda apenas 39 minutinhos.
E pra comer Nutella e tomar Nescafé? No Brasil tem que ralar por mais de 8 e 11 horas respectivamente. Ou seja, mais de um dia inteiro no trabalho! Senhor! Tem que valer muito à pena. Já por aqui menos 40 minutos pra cada.
Usar Pampers então nem se fala! Quase 2 dias para um pacote, enquanto que nas "zóropa" um pouco mais de 4 horas.
Bom... você entendeu o raciocínio. É realmente assustador. Vai seguindo a lista para ver mais itens. É claro que nem tudo são flores, a vida do outro lado do oceano é bem salgada em várias outras categorias. Mas ainda assim a diferença é impressionante, não?
Na tabela abaixo estão os valores detalhados. Todos os preços para Brasil foram consultados no site do Carrefour e Wallmart (os 2 maiores varejistas do país). Para a Holanda no site da maior rede de supermercados holandesa, o Albert Heijn. Ambos no dia 30/04.
Importante: os dados apresentados neste post são referentes ao ano de 2019. Fique atento porque os valores apresentados para taxas, subsídios, valores de salário mínimo mudam anualmente.