O que fazer em Amsterdam com crianças

Pode-se dizer que a Holanda é um país bem família, com um número sem fim de atividades para os pequenos. Ainda assim, quando as férias de verão se aproximam (9 semanas 😱) bate aquele desespero! O que fazer com a criançada durante todo este tempo?!

Ainda que eles curtam todo tipo de passeio (museus pra gente grande, moinhos, vaquinhas…) é legal ter uma lista de lugares pensados exclusivamente para os pequenos curtirem e gastarem aquela energia! 😅

Então vamos lá! Abaixo listei opções de passeios para fazer com crianças em Amsterdam e mais ao fim destinos de até 100 km daqui. No final do post tem também uma tabela resumo com tudo pra facilitar. Com certeza tem muito mais a explorar e vamos complementando com aquela ajudinha de outros pais em apuros:

Museus

Para os maiorzinhos tem o Museu Marítimo, num prédio lindo, com um café muito gostoso e uma réplica do navio East Indiaman e o Nemo, um museu de ciências super interativo e cheio de tecnologias para os exploradores. O Nemo tem também um café muito bom, com uma vista linda da cidade. No verão o terraço do museu (aberto sem ticket) é um dos melhores lugares para curtir o pôr do sol.

Não se enquadra na categoria “museu” mas acho que vale citar aqui a Biblioteca Central, a OBA, que segue o mesmo estilo de programa. Eles têm um andar inteiro com livros pra as crianças, espaços gostosos para brincar e ler histórias e a famosa The Mouse Mansion da artista Karina Schaapman, que é muito legal. Vale dizer que a vista da cidade também é linda dali e o café muito bom!

Parques

A cidade tem muitos parques gostosos para brincar, fazer um picnic, andar de bike ou simplesmente curtir a natureza. Muitos deles tem espaços para os pequenos curtirem em piscininhas rasas no verão.

Os mais conhecidos e queridinhos das crianças são o Vondelpark, o Oosterpark, o Beatrixpark, Amstelpark e o Amsterdam Bos (com prainha artificial, canoagem e arvorismo para as crianças maiores).

O Rebrambt Park também é uma ótima opção. Tem fazendinha com parquinho, muito espaço pra caminhar e pedalar, parque para os grandinhos e barzinhos numa das laterais do parque.

Outra opção bacana é o Flevopark, com parquinho, tirolesa que cruza a água, mesas de picnic e muito mais. Lá fica a Jeugland, um espaço gratuito onde as crianças podem pôr a mão na massa e construir coisas de verdade. A iniciativa é muito bacana e tem mais informações aqui.

No Westerpark tem piscina rasa e muito espaço pra fazer um picnic. Faz sucesso com a garotada.

Antecipando o próximo item, vale citar que é dentro do Amsterdam Bos que está a fazendinha de cabras e uma panquecaria mara, a Boerderij Meerzicht.

Fazendinhas

As kinderenboerderij ou fazendinhas são espaços pela cidade onde as crianças podem interagir com os animais. Porcos, galinhas, cavalos, coelhos, cabras, ovelhas e outros bichinhos dividem espaço normalmente com um pequeno parque ou play onde as crianças podem correr à vontade.

Talvez uma das mais conhecidas fique no Amstelpark, mas a cidade tem dezenas de outras, como no De Pijp, no West próximo ao Joordan, em Amstelveen a Elsenhove e a Clara Maria. Para encontrar a mais próximo de você basta procurar por “kinderenboerderij” no Google Maps.

Outro programa prá lá de divertido é a Fazendinha de Cabras do Amsterdam Bos, a Geitenboerderij. Ali as crianças podem dar leite para os filhotinhos, interagir com vários outros animais e os papais podem tomar um café maravilhoso com produtos feitos à base do leite das cabras. Imperdível.

Cafés em lojas infantis

Algumas dessas eu não conheço pessoalmente, mas estão na wish list, seguindo as dicas do Ducs Amsterdam. São opções legais para crianças menores e para dias de chuva. Normalmente são lugares com um pequeno espaço para brincar e mesas para os pais darem uma relaxada.

Algumas opções são: Blender, MiniMarkt, De Kleine Parade e Boezemvriend.

Playground indoor

Estes são aqueles espaços aos quais a gente recorre só em casos de desespero mesmo. As crianças amam, claro, mas a experiência normalmente envolve um montão de crianças correndo, pulando pra todos os lados, se trombando e gritando histericamente com frequência. Faz parte 😅.

Fomos algumas vezes ao Monkey Town e ainda não conhecemos os seguintes: TunFun, Ballorig, Candy Castle e Chimpie Champ. Para os adultos tem a Race Planet, com corrida de kart.

Restaurantes ou Cafés com espaço kids

Nesta categoria estamos aceitando sugestões 🙏🏻😅. Aqui em Ijburg, bairro onde moramos tem o Moja, um café delicioso dentro de uma loja conceito de design, o Bij Storm e o Haddock, que estão na lista.

Outras opções pela cidade com pequenos espaço kids são o Happy Italy (boa comida, com precinho camarada), o Dignitá do Vondel e Hoftuin, (maravilhoso! veja mais sobre ele aqui), Drovers Dog. Outra opção são os dois cafés dentro do Vondelpark, o Groot Melkhuis e De Voldentuin.

  • Happy Italy Amsterdam
  • Happy Italy Amsterdam
  • Happy Italy Amsterdam

Em Amstelveen tem a Patagônia, café e sorveteria com um pequeno espaço kids. A super frequentada sorveteria Da Vinci, não tem espaço kids mas o barato do lugar e pegar o sorvete e tomar no gramado. E a Wiebkes Brotzeit um café alemão que parece ter uma vibe super legal.

Piscinas

Além dos parques com piscininhas rasas no verão, existem opções de lugares para nadar mesmo e aproveitar o ano todo, com opções indoor e outdoor.

Algumas opções são a Miranda próxima da estação RAI, a Zuiderbad próxima do Rijks Museum e Meerkamp em Amstelveen.

Zoológico

Em Amsterdam mesmo tem o Artis, que é lindo! Em Almere fica o Almere Jungle, que é uma ótima pedida. A outra opção fica na próxima categoria, dos passeios em cidades próximas, o Burgerszoo.

Cinemas e Espetáculos

A gente acaba esquecendo que o cinema é um programa fantástico para os maiorizinhos (a Nick curte desde os 3 anos), especialmente para os dias onde não rola um parque. O Pathé sempre tem uma oferta super grande de filmes infantis. Nossos preferidos são as salas Imax no Arena e o salão principal do Tuschinski (a mais linda sala de cinema da Holanda).

A Vrijburcht, casa de espetáculos, frequentemente tem opções de produções infantis.

Ainda não fomos, mas estamos procurando um Circo para levar a criançada. Até então a opção na lista é Magic Circus.

Se você tiver dicas de Circos e outras casas de espetáculo manda pra gente 🙂

Passeios até 150 km de Amsterdam

Estes são passeios mais especiais, por assim dizer. Exigem um deslocamento maior, mas tem muita coisa fantástica nas proximidades que vale uma pequena viagem. Vamos lá:

16 km >> Em Muiden fica o Muidenslot, um castelo medieval lindo, que sempre promove atividades para as crianças. É legal dar uma olhada na programação antes de ir. Eles aceitam o museum card 👌🏻. Para os adultos um almoço a beira do canal nesta cidadezinha super charmosa faz o passeio perfeito!

  • Muidenslot Castelo Holanda The Brave New Life
  • Muidenslot Castelo Holanda The Brave New Life
  • Muiden Holland The Brave New Life

43 km >> Em Utrecht (cidade fofa demais) tem o Speelklok, que se denomina o museu mais feliz da Holanda e o Museu da Nijntje, coelhinha que é paixão nacional. Num dia de sol também dá para fazer um passeio de pedalinho pelos canais da cidade. Se estiver com tempo não deixe de conhecer o Kasteel de Haar, lindo, lindo!

55 km >> Em Zeewolde fica a Panquecaria Hans en Grietje. O lugar é uma graça. Ele faz referência a história do João e Maria (na nossa versão), com salas super bem decoradas e mega interativas. As mesas mexem, giram, mobília fica no teto e por aí vai. Além disso o espaço externo é muito gostoso pra criançada brincar e as panquecas são deliciosas! Dá pra passar um dia todo. Lembre-se de fazer reserva antes, é bem concorrido.

Hans en Grietje Holland The Brave New Life
Hans en Grietje
  • Hans en Grietje Holanda Casa do João e Maria The Brave New Life
  • Hans en Grietje Holanda Casa do João e Maria The Brave New Life
  • Hans en Grietje Holanda Casa do João e Maria The Brave New Life
  • Hans en Grietje Holanda Casa do João e Maria The Brave New Life
  • Hans en Grietje Holanda Casa do João e Maria The Brave New Life

62 km >> The Pier em Haia é um passeio bem delícia para o verão, com direito à roda gigante e praia (gelada) pra gurizada correr. Lá bem pertinho está o Madurodam, uma espécie de mini-holanda. Uma dica muito boa de restaurante para ir com a criançada por esta região é o Leuk, dá só uma olhada no site deles.

Roda Gigante, The Pier em Haia  The Brave New Life
Roda Gigante, The Pier em Haia

99 km >> Em Arnhem fica o Burgerszoo, maior zoo da Holanda, ao lado do Netherlands Open Air Museum.

Hotéis

Em Almelo (149 km) fica o Preston Palace, um hotel all inclusive mega kids friendly. O preço parece convidativo e as opções pra criançada são bem variadas.

Outra dica é o Centerparcs, em várias localizações. As unidades têm parquinho, piscinas aquecidas e várias atividades para as crianças.

Falando em Parques Temáticos…

30 km >> O Oud valkeveen um parque com atrações legais para os pequenos. Adoramos a visita!! Super recomendado pra quem tem criança pequena. Fica bem perto, em Naarden.

38 km >> Em Bennebroek, perto de Haarlem, fica o Linnaeushof.

66 km >> Em Enkhuizen tem o Sprookjeswonderland, parque temático que parece ter atrações muito legais para os pequenos e o Zuiderzeemuseum, museu aberto sobre a história da Holanda. E olha que demais esse passeio: no site Stroomtram hoorn medemblik é possível comprar um ticket para ir de Maria Fumaça e Barco até o museu! No site estão as opções, que já incluem a entrada para o museu. Uma possibilidade, por exemplo, seria ir de carro de Amsterdam até Hoorn, de lá ir de maria fumaça até Medemblik e por fim de barco até Enkhuizen. Demais né? Se quiser ir direto tem a opção de ir de trem intercity desde a Centraal Statione em 30 minutinhos você está lá 🙂

85 km >> Bem na linha parcão de diversões tem o Julianatoren Apeldoorn, que fica em Apeldoorn.

106 km >> Em Kaatsheuvel fica o famoso Efteling, um parque temático conhecido como a “Disney da Holanda”. O parque tem também opções de pacote incluindo hospedagem. Investimento bem mais generoso, mas parece ser muito legal.

Falando em parques, vale citar ainda o Walibi (77 km), mais radical, de montanhas russas e o parque aquático Duinrell (53 km).

Tá difícil de lembrar de tudo? Dá um print neste resumão salva-vidas e deixa no celular pra casos de emergências 🎢

O que fazer com Crianças em Amsterdam

Ficou alguma coisa de fora? Manda pra gente a sua dica e vamos incluindo tudo aqui! No final vão faltar dias pra tanta diversão 👌🏻🎡