Minhas expectativas estavam altas em relação a esta viagem, e não vou mentir: 99% delas estavam relacionadas a COMIDA! Porto não me decepcionou neste quesito, e, além disso conseguiu me surpreender pela beleza da cidade e a simpatia das pessoas. Amei tudo (especialmente conseguir ler as placas na rua outra vez!) e espero voltar um dia. Para quem está planejando passar por lá, aí está nosso Roteiro de 3 dias pelo Porto.
Acho que boa parte dessa boa vibe na nossa passagem por aqui se deve à localização do Airbnb escolhido pelo meu ilustre digníssimo. Ficamos no coração da cidade, perto de absolutamente tudo e assim descobri-la foi fácil e leve (considerando o peso de duas crianças isso é importante).
No mapa abaixo está a localização da nossa hospedagem e dos passeios que fizemos. O apartamento era pequeno mas perfeito para o que precisávamos e a host - Maria Amélia - foi mega atenciosa, recomendamos. Quanto aos passeios, foram apenas 3 dias, em ritmo família, então cobrimos somente o básico, mas foi o suficiente (para continuar cabendo nas calças).O mapa está dividido por cores: em azul os pontos turísticos, em rosa as comilanças e em verde o airbnb. Tudo muito perto, walking distance, mas vale considerar que o Uber tem preços muitos bons por lá.
Começando pelo que há para se ver:
Catedral da Sé, Ponte Luis I e Ribeira
Um dos lugares mais incríveis do Porto, vale sem dúvida reservar um dia quase inteiro para o passeio. Começando pela Catedral da Sé, descendo as ladeiras até a Ribeira para um almoço sem pressa, cruzando a ponte Luis I e continuando do lado de lá, em Vila Nova de Gaia, provando o vinho verde em uma das muitas caves que beiram o rio. Fizemos a travessia pela parte inferior da ponte e fica a pendência na vida (sempre bom ter uma) de voltarmos para fazer pela parte superior, curtir a vista de outro ângulo e chegar aos Jardins do Morro.
Igreja do Carmo e das Carmelitas
Ambas deixam qualquer um de queijo caído tamanha suntuosidade dos ornamentos no interior, assim como pelas fachadas e o painel de azulejos azuis. A igreja das Carmelitas é de 1616 e a do Carmo de 1768. Elas parecem integradas, mas na realidade são duas igrejas conectadas por uma pequena "casinha" que dá acesso à torre do sino. Esta construção entre elas é considerada a casa mais estreita do Porto.Logo em frente às igrejas é possível ver também a fachada lindíssima da Universidade do Porto e bem perto dali a Torre dos Clérigos.
Torre dos Clérigos
Dizem que a vista do Porto desde a torre é imbatível. Com 20 kilos distribuídos em duas crianças decidimos deixar os 225 degraus para a próxima, mas ainda assim a parada é obrigatória. Dá para visitar a torre, o museu e a igreja. Aqui estão as infos e mais curiosidades sobre o local.
Livraria Lello
O lugar ganhou notoriedade depois de ser usado pela autora de Harry Potter como inspiração para um dos cenários do filme. Independente do motivo, vale a visita pela maravilha de lugar, ainda que abarrotada de turistas. Parte do valor da entrada pode ser utilizada para compra de livros e crianças têm prioridade na fila (que dobra a esquina), ebaaa!!!
Câmara Municipal e Estação São Bento
É difícil não perceber a fachada imponente da "prefeitura" da cidade ao se deslocar pelo Porto. Outra parada obrigatória a caminho da Ribeira é a estação São Bento, de onde partimos para Lisboa de trem. O saguão é todo de azulejos pintados em azul, retratando momentos importantes da história de Portugal.
Por último, mas não menos importante, para comer:
Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau
É super turística, mas tem que ir. O pastel é uma delícia e o ambiente também. No segundo piso há uma pequena biblioteca com vista para a torre dos Clérigos. Aqui para saber mais.
Do ladinho está a Casa Oriental, que é também um lugar divertido para visitar. A loja é especializada em sardinhas em lata e outras iguarias, mas criou uma experiência super bacana para os visitantes, além de latas lindas para levar e nunca querer abrir. Você pode procurar na lata o ano do seu nascimento e descobrir o que aconteceu de marcante quando chegou ao mundo.
Solar Moinho de Vento
Agora, se você quer comer algo mais tradicional (incluindo o bolinho de bacalhau, que também experimentamos lá), ande alguns poucos minutos e desfrute de um menu super português, numa casa aconchegante, com um serviço atencioso e um preço mais que justo. Perfeito para um jantar. Mais infos aqui.
Atravessando a rua está o Café Progresso, que definitivamente também vale a visita, neste caso para um café da manhã ou almoço.
Manteigaria
Essa é perdição total. E nós literalmente perdemos as contas de quantos desses comemos ao longo da viagem. Só Deus sabe, e a nossa balança ter quebrado na volta foi até providencial.
E já que está por lá vale a pena provar também o pastel da Fábrica de Nata (por razões totalmente científicas, é claro).No caminho até essas maravilhas está a rua Santa Catarina (o lugar para as comprinhas) e o Café Magestic (super tradicional).
Spirito Cupcakes
Quase coladinha da Livraria Lello está outra perdição, com bebidinhas refrescantes, cafés gostosos e claro, cupcakes maravilhosos! Nossa experiência ficou um pouco prejudicada porque cada um tinha um filho dormindo no colo na hora em que o café chegou, faz parte :)
Ribeira do Porto
Foi realmente uma lástima não termos fotografado o prato neste dia. Meu sonho português se tornou realidade quando o prato de bacalhau gratinado com gambas e natas chegou a mesa. Quase chorei. Este foi meu lugar preferido de toda a viagem. Clima gostoso, lugar lindo, cheio de restaurantes, lojas, barcos e caves para visitar e degustar o vinho "berde" do porto. Pra ir com tempo (e com fome).
Cervejaria Brasão
Nossos anfitriões nos garantiram que este lugar serve a melhor Francesinha do Porto. Pra quem não sabe o que é este prato típico, a foto aí abaixo dá uma boa ideia. Como a gente tinha comido tudo que está aí em cima neste mesmo dia, eu não consegui encarar uma inteira (é imenso o prato), mas o Giu garante que vale a pena ter uma pra chamar só de sua. Este restaurante tem duas unidades (no mapa estão as duas), nós fomos na maior e é aconselhável fazer reserva porque é bastante cheio.
Como a passagem foi rápida, fica aí a lista do que ficou pra próxima, feita pelo nosso queridíssimo anfitrião Gustavo Scudeler. Pra ver: Parque das Virtudes, Jardins do Palácio de Cristal, Jardins do Morro, Casa da Música eParque da Cidade do Porto. Pra comer: Casa Guedes (pedir sandes de pernil com queijo da serra da estrela), Tapas da Boca,Hard Rock Cafe Porto,Hamburgueria DeGema e Conga (pedir uma bifana).